Deus tem usado jovens de todo tipo e de todo jeito. No mundo inteiro Deus tem levantado jovens para o serví-lo em sua causa. Veremos através da recomendação de Paulo, uma importantíssima palavra sobre o jovem que Deus usa.

Mas quem é o jovem que Deus usa?


1) É O JOVEM QUE NÃO DESPREZA A SUA MOCIDADE;

Timóteo ao receber a carta de Paulo, tinha entre 30 a 35 anos. Era jovem, como também tímido. Paulo o escreveu porque ele não devia deixar a timidez o envolver e o atrapalhar. Ele era mais jovem que muitos em Éfeso. Havia anciãos e presbíteros e isso o deixava intimidado. Paulo, então, o exorta a não desprezar a sua mocidade e entender que era Deus que faz as coisas acontecerem. É claro que Paulo não estava encorajando Timóteo a ser soberbo. Pelo contrário, fez recomendações muitos importantes para que ele fosse usado por Deus.

Se você é um jovem que deseja ser usado por Deus, você tem que ter em mente que é em vão desprezar a sua mocidade, seja ela por timidez, seja por coisas que não edificam. Não despreze a sua mocidade, pois é Deus que efetua tudo em todos.


2) É O JOVEM QUE TORNA-SE “PADRÃO DOS FIÉIS”;

Mas como se tornar padrão dos fiéis? A primeira coisa que você tem que saber, é que você tem que decidir “ser”. Paulo mostra como Timóteo seria padrão dos irmãos fiéis em Éfeso:


NA PALAVRA – As palavras, as declarações de Timóteo, deveriam sempre caracterizá-lo como filho de Deus “Digo-vos que de toda palavra vrífola que proferirem os homens, dela darão contas no dia do Juízo” (Mt 12.36).


NO PROCEDIMENTO – Nenhuma conduta de Timóteo, ou atitude, deveria causar reprovação ao nome de Cristo. Qual tem sido a sua conduta diante da sociedade?;


NO AMOR – O amor deveria ser o motivo de conduta de Timóteo perante o Senhor Jesus Cristo e os fiéis da igreja;

NA FÉ – Timóteo deveria demonstrar seu compromisso para com Cristo Jesus a todos;


NA PUREZA – Isso deveria caracterizar não somente os seus atos, mas também os seus motivos “Conserva-te puro” (1Tm 5.22a).


VOCÊ QUER SER O JOVEM QUE DEUS USA? SEJA PADRÃO DOS FIÉIS!